Quem somos

Cristiane Perencin

 

Arte educadora, pedagoga e pós graduada em Agricultura Biodinâmica. Trabalhei por quase vinte anos numa instituição cultural, onde pude atuar na área de educação não-formal com crianças de 7 a 12 anos.

 

Nascido na região do Veneto, meu pai veio para Brasil com 3 anos de idade, junto com meus avós e bisavós, que tive o privilegio de conhecer e conviver por muitos anos. Tinha dezoito anos quando meu pai registrou a cidadania para mim e minhas irmãs.

 

Mas, não tinha curiosidade de conhecer a Itália; amo a natureza, adoro viajar, estive em vários estados do Brasil conhecendo belas trilhas e cachoeiras, estava confortável fazendo minhas viagens.

 

Porém, um belo dia, decidimos que já era hora de conhecer uma pouco mais sobre minhas raízes. Em 2011 fomos para Itália, numa viagem reveladora e que nos marcou para sempre. Foi o início de grandes mudanças.

 

Eu e Ricardo estamos juntos há 12 anos e, durante esse tempo, muitas coisas aconteceram. Conhecer e se apaixonar pela Itália foi uma delas. Enfrentamos o nosso maior desafio, um câncer de mama, que mudou nosso jeito de encarar e de se relacionar com a vida.

 

Neste momento temos um novo projeto, que demanda coragem e dedicação, sem espaço para medos de qualquer tipo. Até mesmo o meu de voar!!!

Ricardo Ribeiro

Formado em Educação Física, atuei alguns anos na área e atualmente trabalho com projetos culturais, mais especificamente na área de música.

Sou bisneto de italianos e, antes de conhecer a Cristiane, nunca imaginei que a Itália poderia representar um projeto de vida, uma nova casa.

Perdi meu pai ainda criança, comecei a trabalhar aos 14 anos e acho que as minhas únicas referências da cultura italiana eram macarrão e pizza.

 

Tenho uma filha, já adulta (do casamento anterior), e que me dá muita força para seguir em frente e viver este novo projeto.

Viver na Itália e mergulhar no cotidiano desse país , com suas belezas e dificuldades, não me assusta, porém gera mais vontade de aprender.

Presto serviços de busca de certidões e apostilamento na Itália para o reconhecimento da cidadania. Aprendi esse trabalho com Fabio Barbiero, criador do blog Minha Saga. 

Sou cartesiano, sucinto e monossilábico, mas estou melhorando… Gosto de pesquisar, organizar detalhes teóricos ou práticos e escrever. Às vezes tenho um humor ácido e sarcástico mas acho que sou um cara legal.

 

 

Dois corações na Itália

Nossa primeira experiência na Itália foi em 2011, pensamos que seria uma  experiência interessante já que haviam familiares presentes no país. Nonno Ruggero Perencin (falecido) e nonna Gina Zuccon (91), há 67 anos no Brasil, ambos nunca retornaram à Itália. Ele manteve contato com primos até sua morte, e ela manteve contato com irmãos e sobrinhos, mas seus irmãos faleceram e sua única referência familiar era de uma sobrinha.

Com estas informações decidimos começar nossa aventura na busca de parentes, já que era um desejo viver esta experiência, e também desfrutar das belezas do país.

Resumindo (e muito!), encontramos, além da sobrinha (que a nonna imaginava ser a única parente viva), um bocado de gente…sobrinhos/as, primas, conhecidos.

Conhecemos a casa onde ambos viveram, onde trabalharam, a igreja onde se casaram ... Eram muitas informações e o nosso italiano, naquela época, era praticamente zero, mas, mesmo assim, conseguimos minimamente nos comunicar e fomos acolhidos de maneira tão inesperada que nos causou um misto de choque cultural e paixão intensas.

Desde então, não fomos mais os mesmos; voltamos a Itália mais quatro vezes para conhecer outros parentes, outras regiões de norte a sul, e para ter a certeza de que não era amor de uma viagem só.

Depois de muitos planos, contas e conversas em família percebemos que entre tantos caminhos a seguir só existe um que nos torna únicos na vida: escolher o que realmente desejamos ser e fazer. Com todos os medos, acertos, discussões e alegrias aqui estamos.

Este espaço é para compartilhar nossa mudança de vida e país, nossos aprendizados, desafios e cotidiano em Perugia, na Umbria, região conhecida como Il cuore verde d’Italia (O coração verde da Itália).

© 2017 Due Cuori in Italia
duecuoritalia@gmail.com
Criado por Carolina Lopes - Identidade Visual
Caricatura da marca: Zeco Rodrigues
Política de Comentários
Assisi - Italia

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon

SIGA DUECUORITALIA