Aprendi na Itália

29 Jun 2017

Em 2014 estávamos na casa dos nossos parentes no Veneto e eu, sempre que possível, procurava ajudar na cozinha e aprender alguma receita nova. 


Roberto, que estuda para ser cozinheiro, estava lavando verduras e legumes e havia uma caixa de bicarbonato de sódio ao seu lado. 
Perguntei o que ele estava fazendo com o bicarbonato de sódio, e ele me respondeu que usava para desinfetar os alimentos.

 

Peguei a caixa para ler as instruções e não tive dúvida em tirar uma foto. Desde então, pesquiso e busco respostas para minhas dúvidas que são: Por que somos orientados a utilizar o hipoclorito? Não podemos, como os italianos, utilizar o bicarbonato?

 

Ouvi dizer que o hipoclorito é eficaz porém, pode deixar resíduos que danificam nossa flora intestinal, que é tão importante para a nossa imunidade. Já o bicarbonato não causa esse tipo de problema.


No Brasil a recomendação é usar hipoclorito para eliminação de germes e o bicarbonato é para eliminação do agrotóxico. Porém, na minha opinião é algo improvável, porque o agrotóxico não é superficial ou de fácil eliminação, pois fica impregnado no alimento. 


Tive um professor no curso de Agricultura Biodinâmica que dizia: - O alimento com agrotóxico é igual a uma pessoa bêbada que tenta tomar um banho pra melhorar. E ela até melhora, mas o álcool continua lá.


Quando pesquisei em sites italianos a contradição é abissal. Eles desaconselham o uso de hipoclorito, apesar dele existir nas prateleiras dos supermercados, e recomendam o uso do bicarbonato para limpeza de verduras frutas e legumes contra bactérias e pesticidas, além de outros métodos menos agressivos a nossa saúde.


Será que nossos germes são tão diferentes dos europeus? Afinal, estamos num país tropical, pode ser!

 

Caso contrário, fica difícil entender condutas tão diferentes para o mesmo assunto. Talvez o hipoclorito seja mesmo eficaz em regiões sem tratamento de esgoto ou nos rincões brasileiros. Mas será mesmo uma regra que vale para todos? 


 Deixo pra vocês a tradução do que está escrito na caixa que tirei a foto e um site sobre o assunto.

 

Na caixa está escrito: "Adicionar uma colher pequena de bicarbonato para cada litro de água, deixar 10 minutos e enxaguar em água corrente".

 

Como limpar verduras e legumes (site Italiano)

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

© 2017 Due Cuori in Italia
duecuoritalia@gmail.com
Criado por Carolina Lopes - Identidade Visual
Caricatura da marca: Zeco Rodrigues
Política de Comentários
Assisi - Italia

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon

SIGA DUECUORITALIA