© 2017 Due Cuori in Italia
duecuoritalia@gmail.com
Criado por Carolina Lopes - Identidade Visual
Caricatura da marca: Zeco Rodrigues
Política de Comentários
Assisi - Italia

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon

SIGA DUECUORITALIA

O que pedir: menu turístico ou a la carte?

19 Jun 2017

Desde nossa primeira viagem à Itália, nunca compramos pacotes de viagem. Da agência de turismo só compramos as passagens aéreas e alugamos o carro. 


O roteiro e as hospedagens sempre foram escolhidos por nossa conta e risco, pois gostamos de selecionar onde ficar, o que ver, comer e a que horas. Porém, nunca encontramos algumas informações como estas que daremos agora.

 

Muitos restaurantes, principalmente nas grandes cidades, oferecem por um preço atraente, o Menu Turístico. Caímos, algumas vezes, nesta falsa facilidade até percebermos que alguma coisa estava errada.

 

O desejo do dia era peixe, passamos por um restaurante fofo, com muitos clientes e que oferecia o Menu Turístico de Peixe por um preço interessante. Sentamos e pedimos. Como estava cheio, podíamos observar os pratos que chegavam as mesas vizinhas.  Eram fartos e tinham uma bela apresentação.

 

Eis que chega o nosso. Que decepção! Era muito diferente dos pratos vizinhos, o nosso peixe estava encharcado e a massa ruim… 


Ficamos intrigados, pedimos o menu ao garçom e percebemos que os preços dos pratos individuais, além de serem melhores, tinham um requinte diferenciado. 


Desse dia em diante, tomamos a decisão de nunca mais pedir o Menu Turístico mas, para isso, precisaríamos aprender como fazer nosso pedido como fazem os italianos.

 

O que se encontra num menu básico na Itália é: antipasto, primo piatto, secondo piatto, contorno, bevande (bebidas), dolce (doce) e caffè. Vale dizer que esta ordem não é regra, tudo depende do tipo de restaurante que se escolhe. O importante é saber o básico e antes de viajar procurar aprender algumas palavras-chave.

 

Antipasto: é um conjunto de iguarias servidos antes das refeições, que podem ser queijos, cogumelos, peixe, carpaccio, bruschetta, pães, etc.

 

Primo Piatto: são os carboidratos como massas (lasanha de berinjela que se chama Parmigiana, batatas (purês) com alcachofras, risotos, etc. Bem servida, esta é a refeição principal e, quase sempre, é a nossa opção junto com uma salada.


Secondo Piatto: são as proteínas como carnes vermelhas e brancas, peixes e omeletes. Também pode ser o prato principal, junto com uma salada ou acompanhamento.


Contorno: são as verduras e legumes, cozidos ou grelhados em pequenas porções para acompanhar o primo ou secondo piatto.

 

Você também poderá encontrar no menu; insalate (salada), zuppe e minestra (sopa), pasta fresca (massa fresca), gnocchi (nhoque), risotto (risoto), pesce (peixe), pollo (frango), agnello (cordeiro), maiale (porco), muca (vaca).

 

Outra coisa bacana de saber são os nomes das massas, só assim saímos da mesmice de penne e spaghetti.

Bom apetite!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload