Cannolo, o doce tradicional da Sicília

19 Jul 2017

Nossos amigos de Perugia são sicilianos. Em 2015  quando dissemos que iríamos conhecer a Sicília, Piero rapidamente nos enviou um roteiro com sugestões de comidas, bebidas, restaurantes e lugares imperdíveis para ver. Uma das suas dicas era provar o Cannolo.

Ele disse : - O verdadeiro Cannolo só se come na Sicília, em outro lugar não será a mesma coisa! 


Como suas sugestões sempre foram surpreendentes, assim que chegamos na Sicilia, procuramos um lugar para prová-lo. Posso dizer que virou um vício enquanto estivemos por lá. Comemos vários em várias cidades, eram simplesmente surpreendentes, e eu tentando descobrir o segredo dos ingredientes na esperança de poder reproduzi-lo  para a família.

 

 

A massa era frita e o recheio, de ricota. Pensei que fosse simples!  Mas tinha um sabor muito particular, que fazia toda diferença e que eu não conseguia identificar. Achei que pudesse ser uma especiaria, uma bebida enfim, queria descobrir. 


Estávamos em mais um passeio e decidimos parar para almoçar no caminho. O restaurante era simples, familiar, e o dono muito simpático. Foi ali que experimentamos um cannolo dos mais saborosos.

 

Era o lugar perfeito para tentar descobrir o grande segredo do doce que estava nos engordando. Perguntamos e, finalmente, tivemos uma boa resposta. Fiquei triste porque minhas chances de reproduzi-lo se reduziram a zero e eu teria que morar na Sicília.


O segredo é o tipo de vegetação que as cabras da Sicília comem e que confere à ricota um sabor inigualável. Essa vegetação cresce sobre as lavas do Vulcão Etna, que possui um solo muito fértil e com muitas propriedades minerais que dão aromas e sabores exclusivos, não só para a ricota do cannolo, mas também para as uvas, vinhos e pistaches sicilianos tão famosos no mundo todo.

 

Mas, teimosa que sou, tive que conferir se era verdade mesmo esta história do cannolo ser diferente fora da Sicília. provamos o cannolo na Calábria, em Verona, em Perugia... e posso dizer que não existe cannolo como aquele siciliano. Piero tinha razão. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

© 2017 Due Cuori in Italia
duecuoritalia@gmail.com
Criado por Carolina Lopes - Identidade Visual
Caricatura da marca: Zeco Rodrigues
Política de Comentários
Assisi - Italia

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon

SIGA DUECUORITALIA