© 2017 Due Cuori in Italia
duecuoritalia@gmail.com
Criado por Carolina Lopes - Identidade Visual
Caricatura da marca: Zeco Rodrigues
Política de Comentários
Assisi - Italia

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon

SIGA DUECUORITALIA

Por que a Cris vai primeiro?

6 Jul 2017

- Cris, você tem que ir na frente - disse Ricardo.


- Ah, como assim? - respondi com angústia, mas precisávamos decidir.

 

Sim, vou primeiro, que frio na barriga! Sempre fizemos tudo juntos.


Será que dou conta de fazer tudo sozinha? Se era um novo desafio que buscava, arranjei um bem grande e, para falar a verdade, não estou muito confortável. Tenho meus medos mas não vou deixar que eles me paralisem.


A saudade, quando chegar, vou tentar enganá-la com bastante trabalho e dedicação à língua italiana. Minha sorte é que a tecnologia está mais presente do que nunca.


Imaginem meus avós, quando vieram e deixaram tudo e todos, sem saberem como e onde chegariam. Num navio lotado, durante 30 dias, sem internet, sem notícias, sem ver ou falar com mais ninguém. Apenas algumas demoradas cartas e, isso sim, deve ter sido difícil.

 

 

Não é um desejo ir na frente. É uma necessidade por questões práticas e burocráticas. Ao chegar à Itália, a primeira providência será alugar um apartamento. 

Somente assim, com endereço fixo, consigo estabelecer a minha residência oficial no país e solicitar os documentos como carteira de identidade, carteira de saúde, título de eleitor, etc.

 

Além disso, tenho ainda que atualizar as ligações de luz, água, gás e abrir conta em banco. Com tudo isso certinho é possível que o Ricardo venha sem nenhum problema e tenha o seu permesso di soggiorno (permissão para morar).

 

Ao lado Ruggero, Gina e o pequeno Giovanni (pai da Cristiane)

 

Estas e outras questões burocráticas pretendemos ilustrar com detalhes neste blog, pois queremos contribuir para o esclarecimento de dúvidas de pessoas que, assim como nós, planejam mudar a vida ou conhecer um pouco mais sobre a Itália.

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload