Alimentação na Itália. Como economizar tempo e dinheiro

29 Aug 2017

Vamos falar sobre dois tipos de economia; de tempo e de dinheiro.


No Brasil, exceto finais de semana e feriados, estamos sempre correndo e, geralmente, escolhemos os tradicionais self-services para ganhar tempo e retornar ao trabalho.

 

Já o tempo que os italianos reservam para fazer suas refeições é muito diferente do nosso. Almoçar é um ritual cotidiano que pode levar horas e, geralmente, segue uma sequencia de : antepasto, primo piatto, secondo piatto, contorno, dolce, formaggio e caffè (entrada, primeiro prato, segundo prato, acompanhamento, doce, queijo e café). Tudo isso sem falar nos vinhos e água.


Detalhe importante, os restaurantes funcionam até as 15 h; então, se você pretende almoçar, deve ficar de olho no relógio. Além disso, o comércio desacelera, principalmente em pequenas cidades, pois a maioria dos estabelecimentos fecham e só reabrem após as 16 h. Outro detalhe, a comida é feita na hora, ou seja, demora pra ficar pronta, vai levar um tempo considerável para fazer sua refeição. Considerando essa dinâmica e, se você tem poucos dias de férias, precisa otimizar seu itinerário.

 

 Em nossas viagens, conforme o roteiro, optamos pelo lanche na hora do almoço. Dessa forma não perdemos tempo em restaurantes, cumprimos nossas metas turísticas e, a noite, quando estamos relaxados, saboreamos um belo jantar.


Além disso, é uma maneira de economizar, porque fazer um lanche sai muito mais em conta que almoçar. Principalmente se você comprar os ingredientes para fazê-lo. Fora que o passeio no supermercado pode ser uma experiência bem divertida! Vinhos são muito baratos! Caso contrário, os panini (sanduíches), são facilmente encontrados pelos bares de qualquer cidade.


Quando nos hospedamos em mini apartamentos, que são equipados com cozinha, nos aventuramos como os ingredientes italianos. Não só pelo prazer de cozinhar mas também pela economia.

 


Um exemplo recente, quando estivemos em Verona, em 2017. Fizemos compras para 5 dias pensando em café da manhã, lanche (que substituiria nosso almoço durante os passeios) e jantar. Gastamos 52 euros, com produtos de excelente qualidade como queijo, presunto, pães, frutas, sucos, iogurte, manteiga, verduras, legumes, aceto balsâmico, azeite etc. Com este valor pagaríamos um almoço ou um jantar para dois, mais o chocolate quente no inverno ou gelato no verão. 

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

© 2017 Due Cuori in Italia
duecuoritalia@gmail.com
Criado por Carolina Lopes - Identidade Visual
Caricatura da marca: Zeco Rodrigues
Política de Comentários
Assisi - Italia

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon

SIGA DUECUORITALIA