© 2017 Due Cuori in Italia
duecuoritalia@gmail.com
Criado por Carolina Lopes - Identidade Visual
Caricatura da marca: Zeco Rodrigues
Política de Comentários
Assisi - Italia

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon

SIGA DUECUORITALIA

O teste de ingresso para o curso de italiano

3 Oct 2017

Nesta manhã realizei o teste de ingresso na Università per Stranieri di Perugia. A prova serve para determinar em qual nível de conhecimento da língua italiana os inscritos se encontram: A1 - A2, B1 - B2 e C1 - C2.

Esses níveis seguem o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas, que é um padrão reconhecido internacionalmente para estabecer a proficiência em um idioma.

 

Antes de chegar à Itália queria muito ingressar no nível C1, porque seria o início de um outro patamar da língua, o nível avançado, com um conteúdo programático muito diferenciado dos outros.

Durante dois anos eu e o Ricardo estudamos a língua italiana e sempre complementamos as aulas com outras atividades, como já contamos anteriormente. Sabíamos que não seria fácil estar no nível C1. Psicologicamente, eu já estava preparada e com a expectativa de ingressar pelos menos no B2.

 

Esses primeiras duas semanas aqui em Perugia foram muito intensas, com muitas coisas para resolver, desde comprar um simples copo até providenciar documentos, que nem tive tempo para pensar sobre como seria o dia de hoje.

E o dia chegou!

A primeira impressão que tive foi a de entrar num palácio (e de fato é isso mesmo). O Palazzo Gallenga é a sede da escola, um ícone da arquitetura barroca tardia, construído entre 1748 e 1758.

 

Subimos até o 3º andar, formamos uma fila e fomos conduzidos para lindas salas de aula. Eu estava tão encantada com o lugar que continuava desligada, muito tranquila e nem pensando no teste. 

Sentamos, ouvimos as explicações e recebemos o teste, que consistia num misto de interpretação de textos com gramatica em diversos níveis, começando pelas questões mais simples até as mais complexas. A orientadora explicou que deveríamos fazer somente o que fosse possível e, se não soubéssemos ou não conseguíssemos avançar, deveríamos parar e entregar o teste. 

 

O tempo para a realização da prova era de 80 minutos e fui percebendo a sala se esvaziar. Logo, a orientadora disse que restavam apenas 15 minutos. O tempo passou tão rápido que nem percebi! Entreguei o teste, saí confiante de que conseguiria ingressar no nível B2, mas somente saberia o resultado mais tarde, depois do almoço. Não achei a prova difícil porém foi trabalhosa e bem cansativa. 

Quando retornei para saber o resultado a surpresa foi grande.

Consegui ser classificada no tão sonhado nível C1! Agora sim, começa uma nova historia com a língua italiana. 

 

Estou muito feliz e deixo aqui um agradecimento especial aos nossos professores, Fabiula Ferreira Lisboa e Giovanni Triglia da LECC Idiomas

Ci vediamo e arriverderci!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload