© 2017 Due Cuori in Italia
duecuoritalia@gmail.com
Criado por Carolina Lopes - Identidade Visual
Caricatura da marca: Zeco Rodrigues
Política de Comentários
Assisi - Italia

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon

SIGA DUECUORITALIA

Por que escolhi outra escola de italiano?

21 Nov 2017

Já contei aqui que fiquei muito feliz por superar o teste de avaliação na Università per Stranieri di Perugia e conseguir ser classificada no nível C1, a primeira etapa do patamar avançado do curso de italiano.

 

Iniciei o curso no dia 5 de outubro e, desde então, frequentei aulas bem interessantes como exercitação oral no laboratório onde pude escutar diálogos, gravar minha pronúncia, me ouvir e ser corrigida pela professora. Pensei: - Muito legal, um jeito diferente de aprender a língua que eu nunca tinha vivenciado ou ouvido falar.

Imaginei que as outras aulas também fossem instigantes, que fariam a diferença, afinal é a Universidade para Estrangeiros de Perugia.

 

Mas, ledo engano! 

Com o passar dos dias as aulas se tornaram bem cansativas, mesmo com bons professores. Porém o método muito parecido com qualquer outra escola. Muitas tarefas para fazer, aulas nos período tarde e noite. Em alguns dias, o horário era das 8h às 13h e depois eu tinha que retornar das 15h às 19h.

Fiquei bem sobrecarregada porque não vim aqui só para estudar; tinha outras coisas pra fazer e passei a me sentir desestimulada com o curso muito rígido, formal e nada 'fora da caixa'.

 

Me dei conta que a Università per Stranieri di Perugia trabalha com uma programação para atender a uma clientela bem específica, que busca o aprimoramento da língua para frequentar faculdades italianas, ou para quem faz intercâmbio ou que busca a formação profissional para o ensino do idioma. 

 

Hoje, eu não a indicaria para quem deseja fazer um curso de férias. O custo fica entre 600 e 680 euros/mês e você teria que ingressar numa turma já em andamento, com esse perfil super formal, porque não há uma programação ou um curso para quem vem só por um mês.

Existem outros tipos de escola  com essa finalidade e que combinam o aprendizado do italiano com aulas de culinária, artes e passeios culturais. Acredito que seria uma experiência mais proveitosa e prazerosa.

 

Nesse meio tempo, por indicação de uma amiga, conheci uma escola que ensina línguas, mantida pela Província di Perugia e que é destinada exclusivamente a residentes na Itália legalizados (estrangeiros, com o permesso di soggiorno válido). Quem tem somente o visto de turista ou está a passeio, não é atendido.

O curso oferecido é de longa duração e tem o objetivo de inserir plenamente os estrangeiros na sociedade italiana, capacitando-os a entender, falar, ler e escrever corretamente a língua. O valor é subsidiado pelo governo

 

Fiz minha inscrição e logo nas primeiras aulas me surpreendi com a qualidade e a dinâmica de ensino. Para mim, o curso tem sido espetacular, e sabe por quê?

Tem um professor incrível, que faz toda a diferença. Ele é criativo, atento e nos estimula o tempo todo a refletir sobre o uso da lingua, além de  sabe dirigir e confrontar nossas ideias e opiniões magistralmente. Estou muito feliz com as aulas, as melhores até agora aqui na Itália

 

Foi bom conhecer a Universidade, o Palazzo Galenga e toda a sua história, que é maravilhosa...

Mas é na periferia de Perugia que tenho participado das melhores aulas de italiano desde que eu decidi estudar a língua.

 

Agora é bola pra frente. Corrigi a minha rota e estou no caminho certo!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload