Roma: um dia de trabalho prazeroso

3 Dec 2017

Esta semana tIve que realizar a busca de certidão de matrimônio em Roma, que fica a 190 km de Perugia. 

Para isso, comprei uma passagem de trem online. Minha escolha foi pelo trajeto direto de 2h, que era a mais barata, porém com embarque às 6h50 da manhã 

 

Acordei às 5h e a temperatura fora de casa marcava -2 graus. Fui de carro até a estação e deixei no estacionamento público gratuíto. Me dirigi até a plataforma e quando entrei no trem estava quentinho, tinha poltronas confortáveis, mesas retráteis de apoio para ler, usar notebook e tomadas para os aparelhos eletrônicos. Dá até pra você fazer o seu lanchinho de café da manhã.

Encontrei minha poltrona, apreciei a paisagem gélida da janela, tirei algumas fotos e adormeci por uma hora.

 

Cheguei em Roma ainda com um frio congelante de 2 graus e me dirigi até o Comune que fica a 30 minutos a pé da estação.

Eu poderia pegar um ônibus ou o metrô, o que seria mas cômodo, pelo melhor conforto térmico. Mas escolhi ir andando porque, além do trabalho que precisava fazer, queria sentir a cidade despida do olhar de turista.

 

Eu queria andar rápido para me aquecer e também chegar logo onde precisava, mas meu olhos o tempo todo eram capturados por lindas imagens que pediam para serem registradas.

Palácios, monumentos, sítios arqueológicos... como Roma é bella!!!

E então eu pensava: "- Foco Cristiane! Você precisa chegar no Comune; se tiver tempo depois faz isso".

E ao mesmo tempo, respondia a mim mesma : "- Mas e se eu não passar aqui de novo; sempre faço caminhos diferentes; tenho que tirar essa foto..."

 

Enfim, cheguei onde precisava, realizei o trabalho encomendado e pude desfrutar dessa cidade incrível, repleta de cenários de tirar o fôlego.

Se não bastasse tudo isso, ainda descobri nas minhas andanças um lugar maravilhoso chamado Galleria Sciarra, que era o pátio de um edifício de 1885 e restaurado em 1970. Fica próximo a Fontana de Trevi, e de um restaurante muito charmoso o Taberna Patricii et Plebei.

Essa é uma dica bem legal e vale a pena conhecer.

 

Não pudemos evitar a comparação com o dia anterior, quando o Ricardo precisou ir a São Paulo buscar alguns documentos e demorou 3 horas para percorrer de carro um trajeto de 90 km, além de ficar o dia todo para resolver tudo, estava triste porque encontrou a sua escola e seu bairro, onde viveu na infância, em péssimas condições.

Que loucura esse momento de nossas vidas! Separados e experimentando contrastes gritantes.

 

Pensando e observando comportamentos não é difícil chegar a conclusão de que a beleza nos contagia, enchem os olhos de alegria e entusiamo. E a educação é um elemento fundamental para que saibamos desfrutar dos tesouros construídos pelo ser humano e pela natureza. Observei isso nos turistas presentes na Fontana de Trevi e como a falta de cuidado e abandono, que se encontra alguns lugares no nosso país nos deixam tristes, como ficou o Ricardo.

De fato, a beleza tão exaltada pelo povo romano, sempre foi muito importante para a mente e o espírito, assim como o alimento para o corpo. Sábios eram eles!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

© 2017 Due Cuori in Italia
duecuoritalia@gmail.com
Criado por Carolina Lopes - Identidade Visual
Caricatura da marca: Zeco Rodrigues
Política de Comentários
Assisi - Italia

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon

SIGA DUECUORITALIA