Notícias da vida por aqui

15 Jun 2018

 

Faz tempo que não damos notícias não é mesmo?

É a correria do dia a dia que nos pega e quando nos damos conta, um tempão já se passou.  Estamos por aqui tentando, experimentando, sentindo o terreno, fazendo pesquisas, conhecendo pessoas, trocando informações, e trabalhando com o nosso B&B e o serviço de busca de documentos para quem quer fazer o processo de reconhecimento da cidadania italiana.

 

Acompanhamos alguns grupos no Facebook, entre eles o Brasileiros na Itália, que foi criado para a troca de experiências e informações.

Muitos brasileiros, ainda residentes no Brasil, também fazem parte do grupo e escrevem solicitando informações sobre a Itália. A maioria com o intuito de deixar o Brasil para tentar uma vida melhor por aqui. 

 

Muitas perguntas se referem a emprego: se é fácil encontrar trabalho, qual a melhor região, se é possível conciliar a espera da conclusão do processo de cidadania com algum tipo de trabalho, trabalhar sem falar italiano ou somente sabendo o inglês, qualificação profissional, custo de vida e muitas outras.

 

As respostas não têm sido muito animadoras nós não discordamos, porque a situação política e econômica da Itália, neste momento, é muito ruim!

Não há emprego nem para os italianos, imaginem para estrangeiros. Muitos jovens italianos têm concluído seus estudos e procurado trabalho em outros países da Europa, como a Alemanha, Dublin, Espanha e Inglaterra , agora mais dfícil.

 

Algumas informações importantes são as seguintes:

- Não é permitido trabalhar sem os documentos legais como visto de trabalho, cidadania reconhecida, permesso di soggiorno para trabalho ou por ser casado com cidadão (ã) italiano (a); os vistos de estudo são específicos somente para esse fim;

 

- É fundamental falar a língua italiana. Faça aulas no Brasil, aprenda pelo menos o nível básico para saber lidar com as situações mais simples. Tenho visto brasileiros chegaram por aqui sem saber nada da lingua e  querendo tarbalhar , é quase impossível. 

 

- Outros dizem saber falar o inglês fluente, aqui ele  é somente um diferencial importante para trabalhar no setor turístico ou em algumas funções específicas, mas não resolve para a sua vida cotidiana, a maioria dos italianos não falam inglês(somente alguns jovens).

 

- Profissionais liberais podem trazer seus certificados traduzidos e apostilados para fazer a equiparação de diplomas, mas pode ser demorado. Venha preparado para estudar mais e se manter por um tempo sem trabalho. Informe-se nos Consulados da Itália no Brasil.

 

-O custo de vida vai variar muito conforme a região que escolher, nem sempre a região mas em conta é a melhor para trabalho ou para atendimento de saúde por exemplo. Varia também conforme seu hábitos alimentares, meios de transporte, etc... 

 

Eu e o Ricardo estamos numa situação muito particular. Decidimos que eu viria primeiro para entender como tudo funciona, desde a moradia, estudos, possibilidades de trabalho até o clima, os processos burocráticos enfim, viver o cotidiano italiano com tudo o que há de bom e ruim.

 

O Ricardo ficou no Brasil e segue trabalhando para nos ajudar por aqui.

É muito difícil ficar longe, mas agora percebemos o quanto foi importante e acertada a nossa decisão.

 

São muitas as incertezas sobre ficar ou voltar, mas felizes em poder decidir com tranquilidade, sem passar por alguns problemas que diversos brasileiros estão vivendo aqui... São muitas histórias de pessoas que vieram sem preparação, sem as informações básicas sobre o que iriam encontrar neste país tão diferente do nosso.

 

Mesmo assim, e com tudo o que é inerente à viver em outro país, podemos afirmar que, se você tem um sonho, realize!

Faça, se lance no mundo porque é melhor se frustrar tentando do que nunca ter realizado nada!

Mas venha preparado e consciente de que qualquer mudança exige sacrifícios, esforços e muita resiliência.

 

Um grande abraço gente! 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

© 2017 Due Cuori in Italia
duecuoritalia@gmail.com
Criado por Carolina Lopes - Identidade Visual
Caricatura da marca: Zeco Rodrigues
Política de Comentários
Assisi - Italia

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon

SIGA DUECUORITALIA