© 2017 Due Cuori in Italia
duecuoritalia@gmail.com
Criado por Carolina Lopes - Identidade Visual
Caricatura da marca: Zeco Rodrigues
Política de Comentários
Assisi - Italia

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon

SIGA DUECUORITALIA

Top 10 igrejas mais bonitas de Due Cuori in Italia parte 2

15 Jun 2018

Segunda parte da nossa seleção das 10 igrejas mais bonitas que conhecemos até agora. Não fizemos uma classificação porque seria uma tarefa impossível, mas apresentamos as nossas considerações a respeito de cada uma.

As fotos internas são limitadas porque são proibidas, mas as imagens podem ser encontradas em sites oficiais de cada uma delas. 

  

Duomo di Siracusa 

Conhecida também como Cattedrale della Natività di Maria Santissima (Santa Luzia), fica na parte alta da belíssima Ortigia, em Siracusa, na Sicília. Antes de ser igreja foi um templo dorico dedicado a deusa Atena e depois a estrutura foi aproveitada para ser convertida em igreja. Está na lista dos bens protegidos pela UNESCO.

 

Na fachada percebemos a forte presença do estilo barroco e rococó, e no seu interior, elementos que se referem as épocas siceliota (referente aos habitantes das cidades gregas) e medieval. E, se não bastasse tudo isso, foi construída pelos normandos.... Imaginem todas essas informações reunidas num só lugar.

Está localizada em uma praça muito sugestiva, com o piso todo em mármore, grande e belíssima. A cidade é um charme à parte e vale a visita.

 

Basilica di San Francesco di Assisi

A construção da basílica começou logo após a canonização de Francisco em 1228. Simone di Pucciarello doou o local para a igreja, uma colina a oeste da cidade de Assis, conhecida como Colina do Inferno (onde os criminosos eram mortos). Hoje, o local é conhecido como Colina do Paraíso e dizem que São Francisco manisfestou o desejo de ser enterrado ali.

 

São duas basílicas a inferior foi terminada em 1230 e no dia de Pentecostes, em 25 de Maio, o corpo de Francisco foi trazido para o local.A construção da basílica superior começou logo após 1239 e foi finalizada em 1253.

 

Sua arquitetura é uma síntese do Românico e do Gótico Italiano. As igrejas foram decoradas pelos maiores artistas daquele tempo, vindos de Roma, Toscana e Úmbria. A igreja inferior tem afrescos de Cimabue e Giotto; na igreja superior está uma série de 28 afrescos com cenas da vida de São Francisco, também atribuída a Giotto.

Duomo di Amalfi

A catedral foi construída no ano 987(séc. X), na cidade de Amalfi,  ao lado de outra catedral do do século IX. Logo as duas igrejas, ambas com três naves, foram unidas e assim formaram uma única igreja românica com seis naves.

 

Foi construída na forma árabo-normanda e  tem forte presença dos estilos barroco, gótico e renascentista, impressiona pela beleza e pela localização, uma das mais belas da Itália, Amalfi na Costa Amalfitana.

 

Basilica di San Pietro

De estilo renascentista, a construção da basílica de São Pedro foi iniciada em  18 de abril de 1506 e concluida em 1626, esta entre as maiores igrejas do mundo, recebeu contribuições de alguns dos maiores artistas da história da humanidade, tais como Bramante, Michelângelo, Rafael e Bernini.

 

Especificamente classificada pela UNESCO, catalogada e preservada como Património Mundial da Humanidade, a Basílica de São Pedro foi considerada o maior projecto arquitectónico da sua época e continua a ser um dos monumentos mais visitados e celebrados do mundo.

 

Não deixe de visitar o museo do Vaticano.

 

Chiesa di Sant'Antonio

Esta interessante igreja fica na cidade de Alberobello, onde estão os famosos "Trulli". A igreja foi construída em calcário e com a mesma técnica dos típicosTrulli (contrução seca, sem argamassa) , uma conexão entre entre passado e presente, antigo e moderno.


A abside principal foi inteiramente pintada no século XX com a representação da Árvore da Vida, enriquecida pelo majestoso Crucifixo pelo mestre Adolfo Rollo.

 

Umas das maravilhas da cidade.

 

É isso, sabemos que  ainda tem muito mais pela frente e, em breve, contaremos mais pra vocês. 

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload