© 2017 Due Cuori in Italia
duecuoritalia@gmail.com
Criado por Carolina Lopes - Identidade Visual
Caricatura da marca: Zeco Rodrigues
Política de Comentários
Assisi - Italia

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon

SIGA DUECUORITALIA

Quem tem direito a cidadania italiana?

10 Jul 2017

 

Se você tem um antepassado italiano na família (antenato) existe a possibilidade de requerer a cidadania italiana. Estima-se que mais de 1 milhão e quinhentos mil italianos tenham chegado ao Brasil a partir de 1870.

 

Trouxeram sobrenomes como Rossi, Casagrande, Ferrari, Pavan, Gallo, Furlan e muitos outros, além de agregar um vasto elenco de elementos culturais na gastronomia, nas artes, na língua e nos hábitos brasileiros.

 

As leis italianas definem que a cidadania é transmitida através do que se chama "direito de sangue" (ius sanguinis) ou seja, um cidadão italiano, ao ter um filho, transmite a este a cidadania em qualquer parte do mundo. Em outros países da Europa, as regras são bem diferentes.

 

Além dessas regras existem outras condições relacionadas a transmissão de cidadania por via materna e naturalização brasileira do ascendente italiano. Estamos preparando um post para explicar de forma simples essas condições. 

 

Não há limite de gerações; você tem o direito de requerer a cidadania italiana mesmo sendo tataraneto (ou mais) de um antenato italiano. Além disso, não há a obrigatoriedade de seus ascendentes serem vivos, ou terem obtido a cidadania italiana para que você faça o seu processo de reconhecimento. O importante é obter todos os documentos, como as certidões de nascimento, casamento ou batismo do seu antenato e que comprovem a sua descendência. Para mais informações sobre a busca de certidões, entre em contato: duecuoritalia@gmail.com

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload